domingo, 8 de agosto de 2021

O José Barata leu outro livro meu, »dos livros levanta-se um pássaro»

Recebi do meu amigo António Ferra mais um livro de poesia: Dos Livros levanta-se um Pássaro. Edição de autor. Há muito metier na escrita do António. Acho que perpassa neste livro o legado dos 'petits poèmes en prose'... Há Baudelaire e um Cesário Verde sem rima, na observação de uma Lisboa entre o amor e ódio; e presente, sempre, a sombra da morte, como se a vida fosse um bairro onde todos se conhecem e morrer é afinal apenas deixar de ser visto... Digo isto aqui; é o que sinto. Evitando o nosso jargão que às vezes impressiona os incautos... Mas se as coisas são simples para quê 'escondê-las' com o sedutor véu de uma qualquer meta-linguagem? A poesia do António é madura; há mão; um desencanto angustiado muito fim de século... Completamente marginal. Compreende o 'rio' mas não entre na corrente. É com muita amizade que escrevo estas palavras. O mesmo António Ferra de quem sou agente promocional como sabem...

Nota minha - ele divulga os meus videos de sátira poética no Facebook.