quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Ur Banismos
















(abrir)




ON YOUR FEET!



Stand on your own feet – to be independent and able to take care of yourself
(in Oxford Advanced Learner’s Dictionary)

1.
Vivo em Mirandar entalado entre marquises de alumínio.
Aproximo-me da porta de entrada do prédio, subo ao quarto andar pelo elevador. Ninguém parece estar preocupado com os botões queimados com cigarros, nem com as palavras escritas no tecto, “cabrões putas paneleiros”. Os utilizadores descem em silêncio, como se nada fosse, mas lêem a mensagem e estabelecem a cumplicidade do não dito.
Olho da janela. Lá em baixo não há espaço nos passeios, estão cheios de carros mal intencionados.


(...)
Será que eu amaria Suzana de verdade? Ou tem sido tudo um sonho, apesar da intensidade de certas cenas do real, como as unhas cravadas na pele até deixarem marcas visíveis a olho nu? Provavelmente a questão do silêncio nada tem a ver comigo. Isto vai tudo rebentar, estamos a ficar dispersos numa constelação absurda de personagens vazias.
Que sei eu de Eufrásio, que sabe Natacha de mim, que sabe Nair de Alfredo e, até mesmo, que saberá Suzana de Alfredo e Alfredo de Natacha e Nair de mim? E eu de Suzana? É esta a estranheza que nos envolve a todos, quando passamos por entre os prédios altos de Mirandar e ouvimos a raiva ladrante do cão atrelado. É uma ligação artificial, mas que talvez só daqui por alguns anos ganhe corpo e seja aglutinada por um qualquer cimento ainda fresco de prédio a haver.
de Silêncios Comprados

colagem sobre cartolina 14x10 cm